História do Desenho

O desenho tem sido um meio de manifestação estético e uma linguagem expressiva para o homem desde os tempos pré-históricos. O desenho e a arte estavam inseridos num contexto tribal-religioso no qual se acreditava que o resultado do processo de desenhar possuísse uma "alma" própria: o desenho era mais um ritual místico que um meio de expressão.

À medida que os conceitos artísticos foram, lentamente, separando-se da religião, o desenho passou a ganhar autonomia e a tornar-se uma disciplina própria. Não havia, no entanto, até o Renascimento, uma preocupação em fazer um estudo sistemático e rigoroso do desenho enquanto forma de conhecimento.

A partir do Século XV, paralelamente à popularização do papel, o desenho começou a tornar-se o elemento fundamental da criação artística, um instrumento básico para se chegar à obra final (sendo seu domínio quase uma virtude secundária frente às outras formas de arte).

Com a descoberta e sistematização da perspectiva, o desenho tornou-se numa forma de conhecimento e começou a ser tratado como tal por diversos artistas, entre os quais destaca-se Leonardo da Vinci.

Curiosamente o desenho é usado para diferentes meios, por exemplo Leonardo da Vinci usava o desenho como instrumento para compreender a realidade.

Obviamente dentro do desenho existem diversas modalidades mas de qualquer das formas, para mim o desenho é uma forma de expressão e nalguns casos de libertação!

0 comentários:

 
Arte de Ly © 2008. Design by Pocket