Tom de Linha

Este é um tipo de desenho que pretende, além de delimitar os objectos, representar as suas texturas, pela graduação de tons de cinza. Pelo seu carácter, é também uma técnica bastante utilizada na gravura.

O principal elemento deste tipo de desenho é o tracejado ou textura, padrões gráficos que são usados para representar uma determinada textura, cuja manipulação e graduação de peso permite sombrear os objectos. 

A aplicação de valores tonais, organizados a partir de uma fonte de luz que indica zonas de luz e sombra, acentua a percepção de volume e tridimensionalidade dos objectos numa composição, características que reforçam a ilusão de profundidade num desenho. Os materiais mais comuns para o uso dessa técnica são os bico-de-pena e lápis de carvão mais rígido, em expessuras variadas.
Musica... Sempre, a qualquer hora e em qualquer lugar!
Num dia inspirado resolvi desenhar a banda "For my Pain"!

Fiz o mesmo desenho mas em carvão... gosto bastante de desenhos a carvão!!



Técnica do Guardanapo

A técnica do guardanapo é relativamente fácil de fazer e dá para juntar com outras técnicas. Há uns tempos a minha irmã disse-me que tinha uns pratos brancos lá em casa que gostava de utilizar para decoração na cozinha. Utilizámos a técnica do guardanapo pura e simples e ficaram assim:








Há uma infinidade de coisas que podem ser feitas com esta técnica, estes que fizemos são do mais simples que pode haver. Por exemplo, esta técnica pode ser aplicada também em vidro, madeira ou simplesmente numa tela, com efeitos ou sem efeitos, com brilho ou sem brilho...tudo depende da imaginação e criatividade!

Como fazer técnica do guardanapo? Neste video mostra especialmente em molduras, um pouco mais difícil, mas a técnica é a mesma para qualquer superfície:

História do Desenho

O desenho tem sido um meio de manifestação estético e uma linguagem expressiva para o homem desde os tempos pré-históricos. O desenho e a arte estavam inseridos num contexto tribal-religioso no qual se acreditava que o resultado do processo de desenhar possuísse uma "alma" própria: o desenho era mais um ritual místico que um meio de expressão.

À medida que os conceitos artísticos foram, lentamente, separando-se da religião, o desenho passou a ganhar autonomia e a tornar-se uma disciplina própria. Não havia, no entanto, até o Renascimento, uma preocupação em fazer um estudo sistemático e rigoroso do desenho enquanto forma de conhecimento.

A partir do Século XV, paralelamente à popularização do papel, o desenho começou a tornar-se o elemento fundamental da criação artística, um instrumento básico para se chegar à obra final (sendo seu domínio quase uma virtude secundária frente às outras formas de arte).

Com a descoberta e sistematização da perspectiva, o desenho tornou-se numa forma de conhecimento e começou a ser tratado como tal por diversos artistas, entre os quais destaca-se Leonardo da Vinci.

Curiosamente o desenho é usado para diferentes meios, por exemplo Leonardo da Vinci usava o desenho como instrumento para compreender a realidade.

Obviamente dentro do desenho existem diversas modalidades mas de qualquer das formas, para mim o desenho é uma forma de expressão e nalguns casos de libertação!
 
Arte de Ly © 2008. Design by Pocket